Coronavírus | Cotia retorna à fase amarela após anúncio do governador

Com o anúncio do governador João Dória (PSDB) na última segunda, dia 30 de novembro, Cotia volta à fase amarela de retomada responsável por conta da pandemia do novo Coronavírus. Os números relacionados à covid-19 não param na cidade. Entre os dias 26 e 30 de novembro foram 89 casos, quatro mortes e sete internações a mais na cidade. Os dados são dos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na segunda (30), segundo a secretaria, o número de cotianos internados com sintomas da doença subiu para 17. Já as mortes evoluíram para 222, sendo que duas ainda aguardam resultado do exame para comprovar se foram ou não causadas pela infecção.

Na quinta-feira passada, eram 5.520 casos confirmados desde o início da pandemia. Ainda de acordo com o boletim do dia 30, 186 cotianos estão em isolamento domiciliar à espera do resultado do exame. Há quatro dias, eram 137. Ao todo, segundo a Secretaria de Saúde do município, 5.263 cotianos se recuperaram da doença.

CONTRADIÇÃO – A atualização da reclassificação foi divulgada menos de 24 horas após as eleições municipais e só foi permitida por conta de novas alterações feitas nas regras do plano. Se tivessem sido mantidos parâmetros anteriores, a Grande São Paulo, que incluiu a capital, teria piora suficiente para migrar para a fase laranja, ainda mais restritiva.

No dia 13 de novembro, Doria gravou um vídeo dizendo que o endurecimento das medidas de combate à pandemia após as eleições eram fake news. “Meu repúdio a mais uma fake news. Não vamos fechar o comércio ou endurecer as medidas de combate à pandemia após as eleições. Mais um absurdo que estão inventando”, disse em sua conta no Twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *