Curso de Capacitação Sindical do Sintrasp prepara dirigentes e colaboradores para novos desafios!

O Sintrasp realizou o primeiro curso de capacitação sindical de 2022. Estiveram reunidos na subsede Cotia, dia 1º de abril, dirigentes e colaboradores a fim de trocarem ideias e acompanharem palestras ligadas ao trabalho da entidade. O workshop de Formação Sindical “A União Fortalecerá Nosso Instrumento de Luta” foi um grande sucesso. A empreitada contou com a participação de mais de mais de 30 integrantes do Sindicato.

OBJETIVO

O objetivo foi destacar pontos cruciais da luta da entidade em representar o funcionalismo de Osasco e Cotia. Foi um momento único e de grande aprendizado, pois trouxemos palestrantes experientes em temas fundamentais para a ampliação do conhecimento da equipe.

Um detalhe foi unânime em todas as falas: os desafios do trabalho sindical têm se intensificado dentro e fora da entidade. É preciso se reciclar, estudar leis, participar de sessões na Câmara e se inteirar nos Conselhos Municipais. As lideranças e assessores do Sintrasp aproveitaram também e deram orientações do uso consciente dos recursos disponíveis na luta por direitos.

Tivemos 11 palestras de assuntos inerentes à atuação de um dirigente sindical. A troca de ideias, conhecimentos e a vontade de fazer mais permearam o total de 5 horas de curso. Falamos de tudo um pouco e temos a promessa da realização de novos encontros como este. O próximo está previsto para o início dos segundo semestre.

O presidente Jessé de Castro Moraes comenta:

A iniciativa foi amadurecendo ao logo do primeiro trimestre. Temos dirigentes engajados e isso já é um passo importante. Mas temos a preocupação genuína de uma condução participativa no Sintrasp e essa aproximação é indispensável. Fico feliz com o comprometimento dos presentes e tenho certeza que no próximo curso de formação estaremos ainda mais fortes. O propósito é este!”

CONTEÚDO DAS PALESTRAS

1) Origem dos Sindicatos e a história do Movimento Sindical Brasileiro

Palestrante: Wellington Torres (jornalista)

2) Concepções sindicais – O que faz um Sindicato?

Palestrante: Daniel Lucas Oliveira (jornalista)

3) Análise de conjuntura: como fazer

Palestrante: Aires Ribeiro (presidente da Fesspmesp – Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo e da CSPM – Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais)

4) Importância do engajamento dos diretores

Palestrante: Cláudio Aparecido dos Santos (Ted) – presidente do Sindicato dos Servidores de Suzano e diretor da Fesspmesp e CSPM (Federação e Confederação dos Servidores)

5) Dirigente Sindical na prática

Palestrante: Aires Ribeiro (presidente da Fesspmesp – Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo e da CSPM – Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais )

6) Atuação Jurídica

Palestrante: Dr. Rafael Ceroni Succi (advogado)

7) Saúde e Segurança no Trabalho

Palestrante: Leonardo Rolim Guimarães (Técnico em Saúde e Segurança no Trabalho)

8) Comunicação Sindical

Palestrante: Daniel Lucas Oliveira (jornalista)

9) Quem sustenta a entidade e a estrutura do Sintrasp?

Comentários: Cláudio Aparecido dos Santos (Ted) – presidente do Sindicato dos Servidores de Suzano e diretor da Fesspmesp e CSPM (Federação e Confederação dos Servidores)

10) Diferencial do atendimento do Sindicato (presencial) e a importância dos diretores na base (postura, zelo, voz do Sindicato)

Comentários: Daniel Lucas Oliveira (jornalista)

11) Lutas e conquistas da entidade

Comentários: Jessé de Castro Moraes (presidente do Sintrasp)

MUITO OBRIGADO A TODOS OS PARTICIPANTES!