Apoiamos protesto dos Servidores de Itaquá contra a retirada do NU

O presidente do SintraspCotia, Antônio Rodrigues dos Santos (Toninho do Caps), esteve na manhã de hoje (27) em Itaquaquecetuba para apoiar o Sindicato da cidade em um grande protesto. O motivo: lutar contra a retirada do Nível Universitário, conhecido como NU, de toda a categoria. A gratificação corresponde a mais de 50% dos salários de alguns dos trabalhadores.

O ato foi organizado pelo Sinseri (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaquaquecetuba), entidade presidida pela companheira Clícia Mara Silva Damaceno. Assim, a categoria se concentrou em frente à Prefeitura às 8 horas da manhã, com caminhão de som, faixas, cartazes com frases de repúdio e muita disposição de luta.

ENTENDA O CASO

Apesar de inúmeros avisos do Sinseri ao Governo Municipal desde outubro de 2019, o NU foi considerado inconstitucional pela Justiça. Essa medida tem acontecido em vários municípios, contudo as entidades sindicais engajadas na defesa do trabalhador tem avisado o Executivo. Isso porque, como no caso de Itaquaquecetuba, apenas o prefeito tem o poder de resolver a questão.

Mesmo sabendo disso, o prefeito de Itaquá, Mamoru Nakashima, não se posiciona oficialmente desde a decisão divulgada. Por isso, o Sindicato tem intensificado a pressão e os Servidores se uniram nesta manhã para ir à luta. Clique aqui e confira mais detalhes do caso.

APOIO

Fizemos questão de marcar presença em apoio aos trabalhadores de Itaquaquecetuba. A presidente Clícia tem feito um belo trabalho na condução do Sindicato e não podíamos deixar de participar do ato. Além disso, estamos atentos nesse caso do NU. Já que, não sabemos se algo parecido pode ocorrer em nossa cidade. Sindicato sempre atento!”, afirma o presidente Toninho do Caps.